Vida de colecionador não é brinquedo!

Posted: Abril 14, 2013 in Action figures, batman, Colecionador, marvel, Menino Réi, Neverland, saint seiya
game of thrones

My throne of games – Neverland

E aí galera, estou de volta pra mostrar pra vocês um pouquinho da minha vida de colecionador. Na verdade, não posso falar tudo num post só, por que graças a Ganesha, são muitas peças! Neste post irei falar um pouquinho da minha coleção e da dificuldade que é manter algo assim. Então se você pensa em começar a colecionar algo assim ou se gosta dessas nerdices, esse post é pra você. Sejam bem-vindos à Neverland.

  • A paixão por colecionar e o início de uma nova coleção

Desde pequeno eu sempre fui apaixonado por miniaturas e coleções. Tinha a coleção completa dos Power Rangers que vinham num ovo de chocolate que imitava o Kinder Ovo e completei a coleção de Tazos que vinham nos Cheetos – looney tunes, tiny toon e animaniacs. Eu tinha várias peças da cidade de Hot Wheels (antes de se tornar essa coisa nonsense de carros que voam) e brincava com meus Cavaleiros do Zodíaco frequentemente. Depois disso, em 1997, conheci pokémon e foi amor à primeira vista – eu teria que ter 150 monstrinhos pra completar o jogo. A vontade de brincar foi sendo deixada de lado e o gosto por video games foi aumentando. Daí fui crescendo e me desfazendo de quase tudo que eu tinha. Um primo meu recebeu a maior parte, meu irmão fez o favor de quebrar e/ou perder outra parte e o restante doei.

Daí um belo dia eu soube que existia uma convenção em Fortaleza, o SANA, que é voltada ao público que gosta de animes, video games e coleções relacionadas a esse universo. Vou lá conferir! Daí comecei pelos campeonatos de Pokémon, dos quais nunca participei por que cheguei atrasado. Pelo menos fiz ótimas amizades que duram até hoje e tive oportunidade de conhecer as lojinhas que fizeram stands no evento – Meu Senhor Poseidon! Refizeram Cavaleiros do Zodíaco bem mais detalhados! Ah, mas tava muito caro… Bem, vamos pelo menos comprar umas camisas, né?

No SANA seguinte, 6 meses depois, eu fui decidido a comprar um bonequinho do Sonic, uma das minhas grandes paixões videogamísticas desde 1991. Caramba! 40 reais por um bonequinho desse tamanho? Daí eu quase desisto de comprar, quando um grande amigo meu me disse que eu deveria deixar de ser besta. O dinheiro era meu, eu podia comprar, e ficava pensando no que os outros iam pensar de mim. Bem, sendo assim, levo dois! Sonic e Kratos (este último pela pequena bagatela de 119 reais).

sonic collection

Coleção Sonic atualmente

  • Isso não é brinquedo!
Shaka

Virgo Shaka – Cloth Myth EX

Ah, eu vou apenas colecionar esses aqui – MENTIRA! Eu disse pra mim mesmo que iria comprar apenas os cavaleiros que eu mais gostava. Depois falei que seriam apenas os de ouro. Depois apenas os de Poseidon. Daí comprei Hades, daí vieram as coleções mais bem feitas ainda, os Cloth Myth EX, e por aí foi. Hoje a minha coleção de Cavaleiros do Zodiaco já conta com 29 bonecos, mais do que o dobro que eu tinha quando era adolescente. Outro dia dedico um post só pra Saint Seiya.

poseidon collection

Atlantis – Marinas de Poseidon

twin gods

Hypnos & Thanatos – Twin Gods

“Luciano, tu não tem vergonha na cara não? Um marmanjo desse tamanho comprando brinquedo?” Primeiramente foda-se, o dinheiro é ganho com meu suor e se eu quiser limpar a bunda com ele eu não limpo, eu compro mais bonecos. Segundo: NÃO É BRINQUEDO CARALHO – É ITEM DE COLECIONADOR. E eu ainda provo com a foto do adesivo que vem na caixa dos Cavaleiros do Zodíaco. Esses itens não são pra brincar. São extremamente delicados, muito bem articulados para fazer poses para exposição e precisam de um cuidado constante, principalmente quando expostos. O ar condicionado na minha casa está no quarto onde guardo as coleções exatamente para evitar maior exposição ao sol e a poeira. É necessário cuidado ao manusear e uma limpeza frequente com pincel para retirar a poeira das partes mais difíceis. Ou seja, CRIANÇAS PASSEM LONGE DAQUIIII!

not toys!

Isso. Não. É. Um. BRINQUEEEDO!

  • O que eu coleciono.

São muitas paixões e é difícil selecionar o que colecionar. Eu tive a coragem (burrice? não sei) de colecionar muitas coisas. As action figures (figuras de ação – é um pouco ofensivo dizer bonecos) são de vários universos: Cavaleiros do Zodíaco (como já mencionei), Marvel, Batman, DC, Sonic, Mario, Kingdom Hearts, Mortal Kombat, Figuras relacionadas aos video games que gosto de jogar e Pokémon. Além disso coleciono jogos, consoles e Lego. Mas são necessários outros dois posts, um pra games e outro pra lego, senão fica longo demais.

MK

Mortal Kombat – Choose your destiny.

As peças da Marvel são de várias coleções diferentes. Marvel Universe, Marvel Legends, Marvel Select e coleções de filmes lançados pela Marvel. Os tamanhos variam de 6 à quase 50cm de altura. Dentre as minhas coleções favoritas estão os universos de Spider Man, Iron Man e X-Men.

No universo de video games, as coleções que mais se destacam são as de Sonic, Mario, Kingdom Hearts e Pokémon. Algumas peças são bem difíceis de encontrar, em especial para Kingdom Hearts. Dos jogos mais ‘adultos’ ainda possuo poucas peças pois não encontro com a qualidade desejada ou com os meus personagens favoritos.

video game heroes

Drake, Kratos, Chris Redfield, Dante, Lara Croft

Batman, minha paixão por heróis mais aguçada desde que vi Batman Returns (me julguem e vejam se eu me importo), tem um escopo bem mais variado que as outras coleções – Batmobiles, Action Figures, Livros, Comics, Jogos, série animada completa, quadros, mapa de Gotham City e por aí vai. Precisa de outro post só pra ele. As peças que tenho da DC são apenas da liga da justiça por enquanto. Ah, e odeio o Superman (de graça!).

  • As dificuldades para manter uma coleção

Primeiro de tudo: os preços são desapontadoramente altos. Porém, eu sabia que era apenas uma questão de tempo até que a minha noção do que era barato e o que era caro mudasse completamente. Vou dar uma noção pra vocês do quanto é necessário investir pra se ter uma coleção bacana. Observe essas duas fotos aí embaixo e me diga: quanto você acha que eu investi nessas cenas?

Saint Seiya Scene

Saint Seiya

batman scene

Batman

Dioramas com peças individuais.

Na cena onde Hades acerta Seiya com sua espada, o investimento total foi de 620 reais. São peças da série Cloth Myth, da Bandai. O Seiya foi importado direto do Japão e o Hades foi comprado aqui em Fortaleza, no SANA. Já na cena do Batman, o valor investido foi de 680 reais. São da série Arkham Asylum (Square Enix – Play Arts Kai). O Batman e o quadro foram comprados aqui, também no SANA, e Harley Quinn e Joker foram comprados na galeria do rock, em SP.

As peças mais baratas estão por volta de 15 reais – Miniaturas de Pokémon e Mario. Os itens da série Marvel Universe, com cerca de 10cm de altura, custam 40 reais. Galatcus, de quase 50cm, custou 300 reais numa promoção. Os itens Marvel Legends e Select, variam de 70 a 150 reais. As peças mais caras são os cavaleiros do zodíaco, com uma média de 200 reais cada, alguns chegando a custar mais de 300. E eles não desvalorizam! Quanto mais tempo passa do lançamento, mais caro fica – desculpa que uso pra comprar rapidamente sempre que sai algum novo. Uma action figure de qualidade superior, como as do Batman, custam no mínimo 170 reais (pagando barato) e de qualidade relativamente boa, como a de Lara Croft, custam em média 120 reais.

marvel villains

Marvel Foes

Além do alto preço, a falta de lojas especializadas na cidade assim como a falta de produtos no Brasil são outros fatores que dificultam a vida do colecionador. Muitas vezes, coleções inteiras não são disponibilizadas por aqui, ou pior, apenas parte delas são. É pra deixar qualquer um louco. As lojas daqui cobram absurdamente mais caro e tem um atendimento péssimo, daí a saída é comprar na internet. E tome frete! É mais vantajoso juntar outros amigos colecionadores pra dividir o custo ou então comprar várias peças de uma vez só pra economizar no frete (percebam que essa é mais uma desculpa que uso pra mim mesmo). O ideal mesmo é economizar aqui no Brasil e viajar pros Estados Unidos e fazer a festa. Lá os preços são no mínimo 50% mais baratos além de possuírem uma variedade enorme. Minha coleção do Sonic só foi possível devido às minhas viagens à Disney e algumas idas ao Paraguai. Na Liberdade (SP), o boneco gigante do Sonic estava custando 220 reais. Eu o comprei por 20 dólares na Toys’R’Us.

kingdom hearts

Kingdom Hearts Collection – Difíceis de encontrar.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais desse universo que é colecionar coisas. Se você quiser dicas de onde comprar, saber da qualidade, que coleções valem a pena e etc, basta deixar um comentário aqui embaixo que eu vou ter o maior prazer em dividir minhas experiências de compra. Aguardem os novos posts sobre cada parte específica da minha coleção, bem como outros onde irei falar sobre Lego e video games. Valeu pela visita e até a próxima!

Confiram na playlist ao lado algumas músicas dos primeiros jogos de Sonic the Hedgehog e Donkey Kong Country 2.

Anúncios
Comentários
  1. Cristiano Oliveira diz:

    que daora Lu! adicionei seu blog aqui nos favoritos 🙂

  2. Eeeeeiiiiiii, queria uma dedicatória de quem deu o empurrão nos cloth myth huahuahuaha. Brincadeira à parte, coleção maravilhosa.

  3. Carlos Fonseca diz:

    Descobri agora o seu blog e e estou apaixonado, também adoro animes, vídeo game e bonequinhos em geral tenho alguma coisa. Quando tiver dicas de site avisa aí.

  4. ITALA PAULA diz:

    Olá! Meu filho é apaixonado pelo sonic, ele tem 6 aninhos. Desde então procuro bonecos pra ele e não encontro, vc pode me indicar onde posso conseguir?
    Lhe agradeço muito.

  5. William Vieira diz:

    Olà, estou comecando a colecionar agora, tenho duas perguntas, como devo conservar meus cloth myth ? Estou deixando isolado em um guarda-roupas nao tem sol no meu quarto e limpo com frequencia e uso luvas, devo tomar mais cuidados? E como completar aos poucos minha colecao,comprar ebay? Ou algum site japones vende mais em conta?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s