Brincadeira de criança?

Posted: Maio 8, 2013 in Lego, Menino Réi, Story of my life
"Como  é bom, como é bom!"

“Como é bom, como é bom!”

Ah que saudade do Molejão e das noites (minto, tardes) que passava na Mustique dançando essas coisas quase sexuais, nunca explícitas e sempre divertidas. Dizem que a infância boa não volta mais – recalque apenas. A minha infância nunca se foi e com pais responsáveis pode se dar a infância que desejar pro seu filho. O que parece não ter mais fim é negligência dos pais. Mas não é disso que eu quero falar aqui. Vim mesmo pra dividir com vocês uma brincadeira dita como de criança e que não me envergonho de dizer que ontem mesmo, aos quase 30 anos, comprei mais um set: Lego.

ê saudade!

ê saudade!

Comecei a brincar de lego muito cedo, aos 4/5 anos de idade quando meu pai me deu um Lego Espacial, lançado em 1979. Eu passava horas brincando. Um lego pra idades de 8-10 anos eu já montava sem instruções, pois já tinha decorado tudo. Daí comecei a ganhar outros e imitar construções das instruções até passar pra construções à mão livre. Mas olhe, não era nada fácil conseguir brincar de lego. Além das peças serem extremamente caras (mais baratas e mais úteis que um iphone para crianças hj em dia, mas td bem), não era nada fácil ter irmãos mais novos que metiam as peças na boca, perdiam outras e destruíam algumas construções que eu fazia.

A saga ainda era mais complicada quando além de tudo você tinha um padrasto feladaputa que não respeitava seu espaço e mandava você dar as peças pro seu irmão mais novo brincar. A gente sempre saía na porrada e eu não deixava meu irmão brincar mesmo assim por que o lego era comprado com muito sacrifício pelo meu pai, minha mãe ou com meu sacrifício de juntar mesada pra isso – nada daquilo estava na jurisdição dele. Mas enfim, por evitar o contato com a pessoa acima mencionada, muitas das minhas tardes de fim de semana eram trancados num quarto fazendo isso ou então na casa da minha avó, onde ninguém me perturbava na hora de construir. Minto, minha tia troll adorava jogar uma havaiana em cima da minha construção quando estava quase pronta. Mas será possível?

Olha que balde legal pra guardar as peças! Seria uma pena se...

Olha que balde legal pra guardar as peças! Seria uma pena se…

Só pra mostrar o tamanho da vida de merda que era antigamente. Uma vez estava brincando no corredor com meu vizinho e deixei as caixas do lado de fora enquanto almoçava. Quando voltei, todas as caixas estavam lá, menos o balde de Lego. Desci e fui perguntar ao zelador, que me falou: Ah, eu pensava que era lixo, daí eu joguei as peças dentro do lixo e fiquei com o balde pra tomar banho.WHAT? Detalhe que as outras caixas com meus brinquedos continuavam lá e estavam bem longe da parte de colocar lixo. Fiz ele abrir o lixo, que lógico, ele tinha jogado com comida e tudo dentro, pra catar as peças. Chorando muito por ter perdido inúmeras delas, fui tomar banho com o balde esfregando peça por peça. Ah, adivinha quem era o síndico do prédio que não tomou providência nenhuma? Meu padrasto. Traumas? You bet.

Daí, assim como nos escorregadores, passaram-se os ânus e eu fui me dedicando mais aos estudos (mentira, sempre estudei pouco. apenas conheci video games) e fui crescendo, descobrindo outras coisas e deixando Lego um pouco de lado. Até que um belo dia, já aos 26 anos de idade, entrei na Ri-Happy e vi uma coleção que não havia na minha época, a Lego Creator. Foi como se eu tivesse encontrado um amor antigo que tinha sobrevivido à guerra. Beleza, eu já tinha traído e engravidado vários videogames, mas isso não é Pearl Harbour – posso ter todos. Comprei. Passei horas e horas montando, sorrindo, relembrando quando eu não podia fazer aquilo em paz. Nossa, foi uma realização e tanto.

Filho pródigo a casa retorna - primeira compra após adulto

Filho pródigo à casa retorna – primeira compra após adulto

Comprei vários outros Legos da linha creator e comecei a colecionar. Investi bastante, um dos sets chegou a custar quase 500 reais. Daí minha avó falou que encontrou o bendito balde com as peças antigas (like a long lost treasure, só que com mais drama do que a música da Lara Fabian). Nossa, eu chorei de felicidade! Sentei no chão separando as peças que ainda eram utilizáveis das que não seriam mais e fui recolocando na coleção. Comecei a participar de competições e até ganhei algumas com minhas construções originais. Vejam aqui algumas delas e as premiações.

Igreja do Bonfim - 1º lugar - 1000 reais em lego

Igreja do Bonfim – 1º lugar – 1000 reais em lego

Empire State - 3º lugar - 300 reais em lego

Empire State – 3º lugar – 300 reais em lego

Elevador Lacerda - 5º lugar - 150 reais em lego

Elevador Lacerda – 5º lugar – 150 reais em lego

O problema é que eu perdia muito tempo para montar, desmontar e reorganizar tudo. Quem nunca passou por aquele momento de procurar uma maldita peça quando você mais precisava? Era terrível. Isso me fez chegar a vender dois dos meus sets, os quais foram essenciais pras construções acima. Ainda bem que no mesmo dia que vendi o segundo eu assisti Toy Story 3 e desisti da ideia de vender os outros. Mas digam se essa sensação não é péssima:

that fucking piece

Foi só então quando eu pude estar frente a frente com a loja da Lego em Downtown Disney que eu me dei conta de tudo que eu passei até ali. Putz, chorei feito uma criança, mesmo já desse tamanho ao ver uma construção de TOY STORY!! na frente da loja, toda feita em lego. Meant to be? Chorei, e chorei, e chorei mais ainda. Meus passageiros acharam aquilo lindo e eu ainda ganhei um presentão deles: Um lego Harry Potter completíssimo. Era felicidade que não cabia em mim, pena que eu estava trabalhando e não pude aproveitar como eu queria.

Lego Store - Downtown Disney

Lego Store – Downtown Disney

Foi então vendo essa maravilha de loja que eu tive uma ideia. Vou organizar um espaço da minha casa pra Lego e facilitar minha vida na hora da construção. Um quarto só pra Lego, com peças separadas por cor, tamanho e tipo pra que eu possa montar minhas construções mais rapidamente. E olha só como ficou o quarto:

alguns potes caíram, repensando como colocar

Alguns potes caíram, repensando como colocar

Construções esperando para serem demolidas

Construções esperando para serem demolidas

Mesa pra montar novas criações

Mesa pra montar novas criações

Depois dessas reformas, eu consegui otimizar meu tempo e construir mais rapidamente e com mais riqueza de detalhes, sempre tentando unir minhas paixões numa coisa só, como nas construções abaixo:

DSC_0197

Templo de Poseidon

DSC_0198

Miniatura dos sets Creator

DSC_0196

Batmobile – vista frontal

DSC_0195

Batmobile – vista traseira

????????????

Yoshi

Esse ano irei concorrer mais uma vez com as peças que ainda não ganharam nada e mais uma inédita, que ainda não sei o que será. Mais do que uma brincadeira de criança, isso me relaxa de uma maneira tão intensa que eu consigo até esquecer das criaturas que me cercam e dos estresses do dia a dia. Infelizmente eu não tenho mais tanto tempo livre assim, mas sempre que possível dou uma escapadinha pra interagir com essas pequenas peças que me dão muito mais satisfação que algumas peças que encontramos aí pelo facebook por exemplo.

Reconhecem alguém por aqui?

Reconhecem alguém por aqui?

Então é isso, deixo aqui pra vocês um tchauzinho das minhas minifigures queridas que ainda estão esperando por um lugar decente pra elas aqui no quarto de Lego. Sugestões de onde comprar, o que comprar, a idade certa e tudo mais é só mandar mensagem, add no facebook, twitter ou coisa parecida que terei o prazer de compartilhar. E pra quem continua achando que é brincadeira de criança, apenas desejo que você caia sentado numa peça 2×2 transparente e sinta a dor lancinante que todo amante já sentiu ao pisar num lego brick.

Deixe uma Resposta

