#VemPraRuaFortaleza

Posted: Junho 19, 2013 in Falando Sério

Este post é sobre o que vi hoje nos protestos em Fortaleza.

Decidi sair de casa mais tarde e não pegar a concentração do protesto. Quando eu cheguei por lá o movimento já tinha sido barrado na primeira tentativa de chegar perto do Castelão e todos estavam marchando para o próximo acesso através da BR 116. Estava uma coisa linda de se ver. Muita gente caminhando, persistindo. “Já que não vamos conseguir por este acesso, vamos até o outro!” Alguns conseguiram passar, foram até o estádio, outros ficaram por lá e o movimento foi continuando.

Desculpem-nos o transtorno.

Desculpem-nos o transtorno.

É engraçado ver que a mídia apenas noticiou a tentativa de invadir o cerco que foi feito no local e veicular “protesto causa confusão em Fortaleza”. Em primeiro lugar, não deveríamos ser proibidos de chegar até o Estádio. A cidade é NOSSA e não da FIFA. Tenho certeza que não impediríamos ninguém de assistir o jogo. Tudo bem um bloqueio de carros, mas de pessoas à 3km do estádio? Que tal uma barreira policial de uma distância onde poderiamos ser vistos, sem ‘atrapalhar o evento’?

20130619_151540

Fechamos a BR e o movimento foi seguindo em paz até o segundo acesso da Arena. Foi quando uma cena me emocionou bastante. Um ônibus passou com um cartaz na frente “Por um transporte público de qualidade” e atrás um pano que cobria toda a traseira do ônibus, pintada uma placa que dizia PROIBIDO PEC. Os motoristas que passavam pelo outro lado da BR acenavam e buzinavam em apoio aos protestos.

20130619_150806

Quando chegamos a 3 km do estádio, pelo acesso da Oliveira Paiva, mais um bloqueio policial nos aguardava. Alguns estúpidos ameaçaram jogar pedras e foram rapidamente impedidos pelos próprios manifestantes. E foi exatamente sob os gritos de “Não joga pedra” e “Sem violência” que a polícia começou a atirar bombas de efeito moral, balas de borracha e gás de pimenta. Após esse momento, uma faixa foi colocada na rua em defesa aos direitos dos policiais. Por cima da faixa choveram mais bombas de gás no meio da população.

20130619_160138

Foi nesse clima pacífico por conta dos manisfestantes que eu sai de lá e voltei pra casa. Algumas pessoas ainda estavam chegando no local. Infelizmente a ordem é de proibir a todo custo a aproximação de pessoas ao estádio. E isso não é organização, é pra mascarar os efeitos. Alguns amigos foram até o estádio com cartazes de protesto para assistir o jogo, e todos foram tomados. Onde está o respeito ao fair play, FIFA?

Este vídeo mostra o momento em que a polícia atacou os manifestantes que já estavam longe do local de bloqueio. A ordem deles era expulsar o movimento dos arredores do estádio. Vale ressaltar que estavam todos calmos nesse momento. http://www.facebook.com/photo.php?v=10151646515694871

20130619_154605

E agora quero sim que o Brasil ganhe. Em cada jogo haverá mais protestos. Em cada cidade, não só em dia de jogo, haverá mais protesto pelo que houver de errado. Não podemos parar. O gigante acordou.

Bem vindos a um novo Brasil.

Bem vindos a um novo Brasil.

E para finalizar, vejam bem os novos cartazes espalhados pela cidade. E então, mundo, gostaram da recepção aqui no Brasil? Muito obrigado a todo o apoio internacional que estamos recebendo. Essa é a melhor maneira de apresentar o novo jeitinho brasileiro.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s